Culinária Mineira

Muito da história de Minas Gerais está representado na famosa culinária mineira. A região por onde já passaram nobres portugueses, tropeiros, escravos, indígenas e entre outros povos teve bastante influência na alimentação do cotidiano.

Pratos como feijão tropeiro, panelada de campanha entre outros, populares na cozinha mineira têm origem nas preparações dos viajantes que precisavam de alimentos com boa quantidade de nutrientes e que não exigissem refrigeração ou muitos cuidados com a conservação, como os grãos, farinhas, carnes secas ou defumadas. Outros pratos à base de mandioca e alimentos comuns no Brasil, tiveram influência da alimentação dos indígenas locais.  A cultura portuguesa também influenciou a alimentação dos mineiros, principalmente através dos doces como bolos e a ambrosia, um quitute feito com leite, ovos e açúcar.

O tão conhecido e igualmente delicioso, pão de queijo mineiro é tipicamente brasileiro, mas com detalhes sobre sua criação incertos. Provavelmente, o hábito de consumir queijo foi uma influência da cultura europeia e a ideia de produzir um pão utilizando esse ingrediente como base surgiu durante as viagens em busca de riquezas pelas Minas Gerais.

comida mineira.jpeg

Receita de Pão de Quejo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s